O que é Renminbi?

O renminbi (RMB) - moeda oficial da China - está pronto para se juntar ao dólar americano e ao euro como uma das três principais moedas de troca do mundo. Hoje, a China apresenta a segunda maior economia do mundo, a maior exportadora e é destino para investimentos globais.

O governo chinês vem buscando internacionalizar o renminbi para, assim, fazer jus a seu status econômico global. A política do governo chinês é de promover o uso internacional do renminbi em três estágios: por meio de comércio, investimentos e como moeda de reserva. Isso representa novas oportunidades para empresas, instituições financeiras e investidores pessoais.

Como o renminbi ainda não é completamente conversível, o governo chinês promoveu uma negociação 'offshore' na qual o renminbi pode ser utilizado fora do continente China, separadamente do mercado 'onshore' utilizado por empresas nacionais, residentes do país e empresas estrangeiras com presença na China.

Mercados com renminbi 'offshore' vêm se desenvolvendo rapidamente em Hong Kong, Singapura, Taiwan e Londres. Empréstimos 'offshore' são impulsionados pelo mercado e não estão sujeitos às regulamentações que estabelecem as taxas de juros no mercado interno. O renminbi 'offshore' é utilizado ativamente agora no comércio internacional, em financiamentos e investimentos diretos, enquanto ondas rápidas e sucessivas de liberalizações vêm abrindo mercados 'onshore' também voltados ao trade, financiamento e investimento.

Principais desenvolvimentos

O renminbi está progredindo rapidamente através das três fases do processo de internacionalização para o uso em trade, investimento e reservas globais. Para trade e investimento, o renminbi é esperado como a próxima moeda de reserva global.

Caminhando para total convertibilidade

A China vem, gradualmente, abrindo canais para que o capital circule entre seu território e o mercado internacional, e investidores vêm recebendo maior acessibilidade tanto ao renminbi 'onshore' quanto ao 'offshore'. Autoridades chinesas insinuam que a plena convertibilidade em contas correntes e de capital pode ocorrer em 2015. Uma peça chave para a internacionalização do renminbi é a expectativa de a moeda ser inclusa no 'International Monetary Fund's Special Drawing Rights' assim que se tornar totalmente conversível.

A ascensão do Renminbi

No caminho para ser a terceira moeda mais usada e negociada em todo o mundo, o Renminbi vem se consolidando no mercado internacional.
Mais de 160 países já estão utilizando o Renminbi como moeda em suas transações comerciais, e 77% das empresas chinesas esperam fechar negócios em RMB até 2015.

Leia o PDF completo e conheça a força dessa moeda